quinta-feira, 10 de junho de 2010

Aposentados e pensionistas participam de encontro em Campinas

Cerca de 45 pessoas participaram do 2º Encontro de Aposentados e Pensionistas da Delegacia Sindical Campinas/ Jundiaí, realizado nesta quarta-feira, dia 9 de junho, no Euro Suit Hotel, em Campinas.

O evento foi aberto pelo presidente da DS Campinas/ Jundiaí, Paulo Matsushita, que deu as boas vindas aos presentes e destacou que este foi o primeiro encontro ocorrido após a unificação das entidades sindicais oriundas da antiga Receita Federal e da Previdência Social. “Esta unificação tem representado um rico processo de aprendizagem e junção de experiências de duas categorias importantes. Esta atividade é importante no processo de integração de todos os setores da ativa, aduaneiros, aposentados e pensionistas”, destacou o presidente.
Também participaram da mesa de abertura o vice-presidente da DS Campinas/ Jundiaí, José Carlos Rosseto e o diretor de assuntos de aposentadoria e pensões, Ronald Botelho.

Saúde Bucal
Após a abertura, aconteceu a palestra com a Dra. Marília Borba Cunha, mestra em implantodontia pela faculdade São Leopoldo Mandic, que ressaltou a importância da saúde bucal para a auto-estima e qualidade de vida e apresentou diversas formas de tratamento e reabilitação oral.



Golpes jurídicos e vírus na internet
A segunda palestra foi proferida pelo diretor de assuntos jurídicos da DS Campinas/ Jundiaí, Itamar Vicente Alves, que alertou sobre as diversas tentativas de golpes financeiros que visam vitimar principalmente aposentados e pensionistas. Ele mostrou que estes golpes são aplicados através de correspondências falsas, enviadas via Correios ou por meio eletrônico.
Na mesma palestra, Ronald Botelho apresentou diversos emails que estão sendo enviados à aposentados e pensionistas e que visam instalar vírus nos computadores e assim roubar os dados importantes, como o número da matrícula do SIAPE e senhas bancárias.

Alimentação saudável na 3ª Idade
Ainda no período da manhã houve a exposição da Dra. Jane Márcia de Mourão Dias, coordenadora da área de saúde do adulto e do idoso da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, que deu importantes dicas sobre alimentação saudável, especialmente na 3º idade.

Câncer: prevenção e o melhor caminho
O período da tarde foi aberto com a palestra sobre oncologia, ministrada pelo Dr. Lísias Nogueira Castilho, chefe do serviço de urologia da PUC de Campinas. Ele mostrou a atuais técnicas de tratamento de câncer, principalmente os de maior incidência, como o de próstata, nos homens e de mama, nas mulheres e ressaltou a importância da prevenção e do diagnostico precoce no tratamento da doença.



Ação dos 28,86% - quadro de indefinição
Na segunda palestra da tarde, o ex-diretor de assuntos jurídicos da Unafisco Sindical (gestão 2005-2007) Daniel Muñoz, apresentou informes sobre a ação dos 28,86%. Ele fez um histórico das diversas ações que foram impetradas ao longo dos anos e informou que alguns destes processos estão em fase de votação no STJ e o placar atual é de quatro votos favoráveis e nenhum contrário, num total de 15 votos. Entretanto, destacou que os desembargadores podem mudar de posição e rever o voto até o final da votação.
Ele informou ainda que parte dos processos transitaram em julgado com decisão desfavorável devido à um erro do escritório contratado pela Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindifisco Nacional, que não juntou a documentação obrigatória ao agravo de instrumento apresentado ao STJ.



Perspectivas para o movimento sindical
A palestra final do 2º Encontro de Aposentados e pensionistas da DS Campinas/ Jundiaí foi proferida por Paulo Matsushita, que fez um histórico do movimento sindical no serviço público e das transformações do mundo do trabalho ocorrido nas duas ultimas décadas.
O presidente da DS Campinas/ Jundiaí destacou as tentativas de usurpação das prerrogativas do Auditor-Fiscal, que vem ocorrendo desde a metade da década de 1990. “Após a fusão dos fiscos, que foi um projeto polêmico, houve também a unidade de duas entidades com tradição na defesa do serviço público, a Unifisco e a Fenafisp. Isso foi um avanço na organização da luta”, observou. Matsushita também destacou a importância da participação dos aposentados e pensionistas no fortalecimento da entidade sindical. “Esta é a primeira gestão da nova entidade, o que tem sido uma experiência muito rica, com formação de uma cultura e valores comuns”, concluiu.



O evento foi encerrado com a participação do diretor de estudos técnicos da DS Campinas/ Jundiaí, Paulo Gil Hölck, que também falou da importância da participação de todos para enfrentar os grandes desafios que estão postos para a categoria.


Nenhum comentário: