sexta-feira, 6 de maio de 2011

Plenária Nacional aprova Comando de Mobilização para Campanha Salarial

A Plenária Nacional dos Auditores-fiscais, realizada nos dias 4, 5 e 6 de maio, em Brasília, aprovou a criação dos Comandos de Mobilização para a Campanha Salarial em nível local, regional e nacional, conforme previsto nos artigos 74 e 75 do Estatuto do Sindifisco Nacional.
Na opinião do presidente da DS, Paulo Matsushita, esta foi a principal deliberação da Plenária Nacional, uma vez que, em sua opinião, possibilita o maior envolvimento da categoria nas atividades da Campanha Salarial .
Também foi aprovado o estado de mobilização e Assembleia permanente e submeter à discussão e à votação da categoria a pauta de reivindicação e o calendário aprovado pela Cnesf (Coordenação Nacional das Entidades de Servidores Públicos Federais). Outra proposta aprovada foi a de construir agenda conjunta de mobilização com representante Advocacia-Geral da União, Sinait (Sindicato Nacional dos Auditores do Trabalho) e da Polícia Federal.
A criação de um Dia Nacional de Mobilização, com reuniões amplas nos locais de trabalho e entrega da pauta aos administradores locais, também foi item aprovado na Plenária.
Em outro bloco de propostas aprovadas, os Auditores foram favoráveis à inclusão na pauta salarial, na seção "outras reivindicações", da rejeição ao PL 1992, que regulamenta a Previdência Complementar para o servidor público. Outro item aprovado foi o alinhamento das entidades representativas dos Auditores com foco na inclusão da categoria na PEC 443/09, que trata da fixação dos subsídios das carreiras da Advocacia-Geral da União e das Procuradorias dos Estados e do Distrito Federal em 90,25% do subsídio mensal dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). Também foi aprovada a reivindicação de reajuste imediato de 24% nos subsídios dos Auditores-fiscais.
Agora a propostas aprovadas na Plenária serão submetidas à confirmação da Assembleia Nacional, que deve ocorrer nos próximos dias.
Além da Campanha Salarial, também foi discutido, em plenárias temáticas, assuntos específicos das áreas aduaneira, previdenciária e tributos internos, que aprovaram vários indicativos e reivindicações, principalmente relativas às condições de trabalho, defesa e valorização carreira. Por falta de tempo, as propostas não chegaram a ser votadas. Uma nova Plenária Nacional deverá ser convocada no mês de julho para votar estas propostas, bem como avaliar as ações da Campanha Salarial.
A Plenária Nacional contou com a presença de 200 delegados, que foram eleitos em Assembleias em todas as DS. Para o Secretário Geral da DS Campinas/Jundiaí, Edson Bacci, a atividade foi importante para a mobilização e debate e as propostas aprovadas representam uma vitória da categoria.
Além do presidente e do secretário geral, a DS Campinas/Jundiaí esteve representada na Plenária Nacional pelo Auditor-fiscal Ataor José de Almeida (DRF/Jundiaí).
(Com informações do Sindifisco Nacional).

Nenhum comentário: