sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Imprensa: Governo quer cortar gastos com servidores (Folha de São Paulo - 10/2)

Na última segunda-feira, dia 7/2, o jornal Folha de São Paulo publicou reportagem com o título "Governo pretende limitar os gastos com servidores". Segundo a matéria, a equipe da presidenta Dilma Roussef debate impor teto de 2% para aumento real do funcionalismo. A trava às despesas com pessoal restringiria novas contratações e reestruturação de carreiras federais. (veja a integra da reportagem aqui: http://www.dscampinasjundiai.org.br/img/File/materia%20folha.pdf)
Esta notícia, somada ao corte de R$ 50 bilhões no Orçamento anunciado na última quinta-feira, 10/2, pelo Ministro da Fazenda Guido Mantega, mostra que o cenário que se desenha para os servidores públicos não será fácil.
O corte no Orçamento e a consequente redução nos gastos públicos atende aos reclamos do mercado financeiro e da grande imprensa para fazer mais um ajuste fiscal com objetivo de garantir a meta de superávit primário nas contas públicas (3% do PIB) para pagamento dos juros da dívida pública.
Esta historia não é nova e sabemos que estes ajustes fiscais penalizam a parcela mais pobre da população, mais dependente dos serviços públicos (que, aliás, é um direito garantido na Constituição) e os servidores públicos, que tem os salários arrochados e as condições de trabalho ainda mais precarizadas.
A hora é de mobilização!

Nenhum comentário: