sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Para os críticos da crítica

Tá lá, na Folha, o artigo "Caprichos" da psicanalista Anna Verônica Mautner, que analisa um vício dos tempos atuais: não criticar. Afinal, a crítica é sempre vista como negativa, antipática e do contra. E, assim, ai de quem incorrer nesse erro. Como esse blog se propõe a ser um espaço de crítica, nada melhor que citar o que pensa a autora que, ao contrário, vê nobreza na crítica:

"Outro dia, vi saltar de uma calça jeans feminina, de cavalo bem curto, um traseiro completo. Ao natural, a calça já mostrava boa parte; agachando-se para endireitar o tênis, o indesejado aconteceu. O homem que a acompanhava se constrangeu, assim como outros que estavam em volta. Olhei para ver se ele faria algum comentário. Não fez. "
(...)
"Apontar enganos é mostrar cuidado e respeito. É dizer que estava prestando atenção à pessoa que se enganou. "
(...)
"Observação, crítica ou admoestação não deixam de ser feitos apenas nos deslizes do cotidiano -também abundam na vida profissional e na pública.
(...)
Durante meses, centenas de olhares complacentes deixaram passar vários enganos em todas as etapas do simples ato de aterrizar um avião em Congonhas. O culpado? Em parte, o vício do olhar complacente.

Nenhum comentário: